Whack-a-Mole

  • Nome: “Whack-a-Mole” (a.k.a. “Caça às Toupeiras”)
  • Disciplina: Realidade Virtual e Aumentada
  • Código (em .rar)
  • Descrição: Este foi sem dúvida um dos trabalhos mais divertidos. Não só pelo tema em si – tínhamos que criar um jogo ou qualquer outro programa que tivesse um ambiente de realidade aumentada, ou seja, precisavamos de uma webcam para estar a filmar um cenário real, e criávamos objectos virtuais (criados por computador), sendo ambos misturados em tempo-real no monitor (é importante lembrar que a camara detectava padrões, e era no local desses padrões que iria colocar os objectos virtuais. O motivo principal de atracção do trabalho foi de que eu e o meu colega Bruno Santos tivemos uma boa ideia para um jogo: o jogador tinha um martelo (virtual, era um padrão) e existiam três buracos com relva (cada qual um padrão diferente); iam aparecendo toupeiras virtuais aleatoriamente nos buracos e desaparecendo rapidamente; o objectivo era “martelar” o máximo de toupeiras num dado espaço de tempo; tudo isto se passava num cenário real, isto é, qualquer sítio que estivesse a ser filmado pela câmara enquanto se jogava. Foi usada a ferramenta ARToolKit. Quanto aos modelos 3D usados, fizemo-los a todos no 3DStudioMax (podem vê-los nos links em baixo). Tivemos a nota máxima de 18 (em 20) no trabalho, e acabei a cadeira com 16 (em 20).
Advertisements